TEX4IM

 

 

 

 

 

A parceria Tex4IM visa reunir os principais clusters têxteis europeus em países/regiões onde a indústria têxtil e do vestuário representa uma parte significativa da economia nacional/regional para melhorar as capacidades de inovação, modelos de negócios, níveis de conhecimento e habilidade assim como outros fatores competitivos que vão determinar o futuro do sector europeu do têxtil-vestuário. Somente através do desenvolvimento de avançadas estratégias nestes domínios e implementando-as através de planos de ação abrangentes pode a ITV europeia manter a sua quota de mercado global e a posição vis-à-vis dos emergentes concorrentes não-europeus. Ou seja, a parceria visa construir fortes competências e formar alianças estratégicas nas seguintes áreas estratégicas, com base nas prioridades estratégicas da Agenda Estratégica de inovação e pesquisa recentemente produzidos pela plataforma europeia ETP têxtil:

Economia Circular e eficiência de recursos aplicadas a cadeias de valor têxtil-vestuário na Europa;

Digitalização de manufatura avançada, princípios de modelos de negócio aplicados a cadeias de valor têxtil-vestuário na Europa, incluindo a modernização da indústria;

E-marketing e temáticas sociais para um crescimento do mercado para produto de TV, como uma forma avançada de se aproximar do consumidor final;

Investigação de materiais têxteis avançados para o desenvolvimento de novos e diversificados produtos e aplicações de elevado valor acrescentado, negociáveis no cenário sócio-económica a médio e longo prazo.

O estabelecimento de uma parceria composta dos principais clusters de TV na Europa permitirá:

  • Implementar iniciativas conjuntas para transferir aos operadores têxteis os princípios básicos dos produtos têxteis circulares, projetados para não ser lançadas no meio, mas para reciclados no final do ciclo de vida;
  • Investigar novos meios de atingir e envolver o consumidor final, eventualmente, ampliando as oportunidades de mercado e permitindo mais personalização e inovação/projeto orientado pelo usuário;
  • Construir pontes e sinergias empresariais ou tecnológicas com outros sectores ou regiões, para facilitar a conceção e implementação de novas ou melhoradas cadeias de valor para materiais e produtos à base de têxteis;
  • Projetar e desenvolver uma estratégia internacional conjunta que contribua para a proteção, fortalecimento e competitividade de empresas TV a nível internacional;
  • Conceção e ensaio dos produtos têxteis recém concebidos, incluindo materiais avançados para aplicações diversificadas, que, presumivelmente, levarão à criação de novos nichos de mercado ou à substituição dos componentes mais caros e menos flexíveis em diversos processos de fabrico e produtos finais.
  • Reter talentos dentro das regiões e do setor, introduzir habilidades avançadas ainda não propagadas nas empresas de TV e atrair novos talentos para as cadeias de valor recém estabelecidas ou melhoradas.

Mais informação: https://tex4im.eu/

 

Subscreva a nossa Newsletter

Para utilizar o nosso website deve aceitar a nossa Política de Privacidade
| Mais informações