Sobre o Cluster

Fundado em Fevereiro de 2017, o CLUSTER TÊXTIL: Tecnologia e Moda é uma estrutura de apoio sectorial que tem como objeto principal a dinamização de processos de interação, articulação, colaboração e partilha de informação dentro do próprio agregado económico, agindo de forma supletiva à atuação dos seus próprios membros, como instrumento de obtenção de acréscimos de competitividade pela inovação e pela internacionalização, numa lógica de eficiência coletiva.

O CLUSTER TÊXTIL: Tecnologia e Moda tem atualmente implementados 5 Grupos de Interesse Especial (SIG) com funções fundamentais de reflexão e de formulação estratégica, em torno dos pilares estruturantes de intervenção do Cluster. Estes grupos constituem um instrumento participado de intelligence, de formulação de apostas coletivas e de monitorização de ações.

Constituído por 60 membros, o CLUSTER TÊXTIL assume-se como uma plataforma onde estas entidades estabelecem relações win-win, tendo como objetivo final a produção e partilha de conhecimento como suporte à inovação e à competitividade.

O CLUSTER TÊXTIL: Tecnologia e Moda assume como objetivos estratégicos principais:

Partilhar informação e pensamento estratégico;
Projetar internacionalmente o cluster;
Dinamizar oportunidades de ID+I e interclustering;
Promover a execução de projetos estruturantes;
Fomentar o efeito spillover à globalidade do sector.

Assim, alinhado com o estabelecido na sua missão e visão, o CLUSTER TÊXTIL: Tecnologia e Moda definiu como atividades estratégicas a desenvolver:

  • Mobilizar para a formulação de pensamento estratégico em áreas tais como: talentos, formação e educação; investigação, desenvolvimento e inovação; sustentabilidade; criatividade e moda; internacionalização e acesso a mercados públicos; financiamento; relações entre clusters;     
  • Facilitar a eliminação de sobreposições e conflitos em intervenções de natureza coletiva e, em áreas não cobertas pelos seus associados, promover tais intervenções;
  • Potenciar complementaridades;            
  • Promover da imagem do Cluster quer nacional quer internacionalmente;
  • Facilitar o aparecimento e desenvolvimento de redes e cadeias de valor com um posicionamento reforçado em matéria de inovação e mercados externos;       
  • Monitorizar as atividades de natureza coletiva orientadas ao cluster;   
  • Colaborar com entidades oficiais ou de interesse público na área do seu objeto principal, tendo em vista a criação das condições que permitam realizar a missão;  
  • Promover atividades de contacto, partilha de informação e reconhecimento mútuo entre os associados, designadamente tertúlias, seminários, colóquios, conferências, etc.;  
  • Prestar aos seus associados o apoio necessário para a defesa dos seus interesses.       

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