2018.02.04

Tecnologia, Moda e o Cluster Têxtil

A região Norte de Portugal tem vindo a participar em diversos painéis de discussão de políticas públicas em cenário europeu.  É exemplo a iniciativa Regiotex, em que estão presentes 15 regiões do espaço europeu e que visa promover a competitividade das indústrias Têxtil e do Vestuário europeias através da articulação de ações e políticas conjuntas entre essas várias regiões.

O excelente desempenho das empresas deste setor no contexto económico nacional e o seu contributo no capítulo da empregabilidade justificam, desde logo, um posicionamento dianteiro no que aos trabalhos sobre o futuro desta indústria a nível europeu diz respeito.

São sobejamente conhecidos os números que o setor Têxtil e do Vestuário apresenta nesta região: 87% do volume de negócios do setor e 85% do emprego. Acresce, de resto, outro indicador que, embora menos conhecido, é também crucial para a presença de Portugal nesta iniciativa – a região Norte tem a maior taxa de empregabilidade quando comparada com as outras regiões europeias.

A ambição dos responsáveis nacionais é influenciar as políticas públicas europeias de forma a trazer para o STV português e para a região Norte um ecossistema favorável à inovação através do investimento público “inteligente” e alinhado com as necessidades da indústria: mais investimento em tecnologia, pessoas, novos produtos e processos; mais inovação nas empresas; mais qualificação e formação; melhor posicionamento no mercado, maior competitividade e, consequentemente, mais crescimento.

Integram a iniciativa Regiotex, representando a região Norte de Portugal, o Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda e a Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDR-n). A defesa da estratégia da região Norte e da indústria Têxtil e do Vestuário como aposta fundamental para o crescimento da economia nacional é o desafio proposto, abraçado pela representação de Portugal.

Fonte: Jornal T


Subscreva a nossa Newsletter

Para utilizar o nosso website deve aceitar a nossa Política de Privacidade
| Mais informações