2018.02.06

Entrevista de Manuel Gonçalves ao Jornal T

“JUNTOS VALEMOS MAIS DO QUE INDIVIDUALMENTE”

Cluster Têxtil foi o que teve a maior taxa de aprovação dos projetos que apresentou no âmbito do Portugal 2020 – afirma Manuel Gonçalves, membro do Grupo de Alto Nível do cluster e administrador do grupo TMG.

P. O cluster têxtil – no sentido da larga maioria de empresas do setor geograficamente próximas – já existe há muitos anos…

R. É um cluster natural. A nossa indústria têxtil e de vestuário (ITV) vive e convive bem com a coexistência num espaço físico relativamente pequeno de um elevado número de empresas. E a existência do cluster é um fantástico fator de competitividade.

 

P.Por si só?

R. Durante os anos da crise, a primeira década do século XXI, quando demasiadas empresas desapareceram, o meu maior receio foi que perdêssemos a massa crítica indispensável para atrair as marcas para virem cá fazer as suas coleções/produções.

P. Receio que não se confirmou…

R. Felizmente, a ITV conseguiu manter, concentrada num raio de 50 a 60 quilómetros, a oferta de um conjunto de especialidades que justifica a deslocação a Portugal dos clientes.

P. Há potencial. Tirar o máximo partido dele é a missão do Cluster Têxtil?

R. Quanto maior for a interação entre as empresas, mais competitivos seremos. A nossa missão é explorar o potencial instalado, elevando os graus de eficiência coletiva de um conjunto de atores que individualmente têm demonstrado o seu valor e a capacidade de ir mais além.

[Leia a entrevista completa aqui: http://jornal-t.pt/entrevista/manuel-goncalves/]


Subscreva a nossa Newsletter

Para utilizar o nosso website deve aceitar a nossa Política de Privacidade
| Mais informações